A experiência do cliente como seu diferencial competitivo
O pequeno empreendedor, nem sempre tem exclusividade em seu produto:
- É a farmácia que vende os mesmos remédios, competindo direto com outras farmácias pequenas e até com grandes redes;
- A loja de roupas do interior que compra o que está em alta nas vitrines do Brás, Bom retiro igual tantas outras lojas fazem por aí;
- É o copo da felicidade de Nutella, Ovolmaltine, Oreo… – Apesar de serem produtos gourmet, estão presentes no menu de várias doceiras;
- A loja de capinhas de celular, de variedades (que costuma ter as mesmas variedades das outras)
- As franquias de bolo caseiro, chocolates, perfumes… – essas com metas de vendas são bem agressivas!
Produtos parecidos, preços apertados, competição regional acirrada e o e-commerce sem fronteiras.
Isso tudo mostra a resiliência de quem se aventura a empreender.
É cada vez mais difícil atrair, encantar e fidelizar clientes.
O que faz então alguns negócios prosperarem, se destacarem?
A diferença entre negócios comuns e negócios de sucesso está nos detalhes
Mesmo com produtos similares, alguns negócios prosperam mais que outros.
É preciso pensar em como se vende, em como se posiciona e como você trata o seu cliente.
Pode até parecer bobagem. Pequenos gestos, um pouquinho de estratégia aqui e ali, te colocam a frente dos seus concorrentes. Um olhar mais próximo ajuda a destacar você dos demais.
Só para ter uma ideia de como pode ser simples:
💜 Enviar um mimo na sacola de compras
🎂 Uma mensagem de aniversário carinhosa que oferece um benefício especial
🛍️ Na apresentação do seu produto: vitrine organizada e fotos bonitas que despertam desejo de compra
💞 Na qualidade oferecida em ingredientes selecionados, tecidos de primeira linha, materiais resistentes
💳 Ao ofertar facilidades, vantagens, condições de pagamento diferenciadas
🤝 No zelo e humildade ao reconhecer erros
⚡ Na agilidade para resolver problemas e tratar reclamações
Gentileza no atendimento é estratégia certeira!
Seu produto não precisa ser exclusivo mas você pode entregar um atendimento maravilhoso ao seu cliente. Você pode tratá-lo com exclusividade quando o conhece e sabe o que ele gosta.
Todo atendimento deve fazer com que o cliente se sinta único.
Focar num detalhe e realizar uma ação de encantamento ajuda a fechar uma venda. No entanto, para manter aquele cliente fiel, comprando com frequência e indicando outros clientes, você precisa conhecê-lo.
Entender seu cliente, a jornada de compra e seus pontos de contato é essencial.
Não é só sobre vender uma vez — é sobre criar vínculos, gerar recompra, fortalecer indicações.
E, para isso, é preciso estudo, estratégia e dedicação.
Aqui na Cálix Bento, a gente sabe fazer isso com você
Sabemos que o pequeno negócio não tem tempo (nem equipe) sobrando. Por isso, criamos estratégias de experiência do cliente sob medida. Respeitamos o estágio do seu negócio e oferecemos soluções simples, possíveis e que funcionam.
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Nós analisamos seu negócio e te enviamos um diagnóstico completo para que você saiba por onde começar!

